Eventos 2007

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA PEQUENAS EMPRESAS

O SINDCALF apoiou palestra sobre O Planejamento Estratégico para Pequenas Empresas, o evento aconteceu dia 22 de janeiro de 2007 na FIEC, realizado pela empresa SISTEMA – consultoria, auditoria e treinamentos, palestrante e consultor Otacílio Olheiro.
O objetivo do evento foi orientar empresários das micro e pequenas empresas quanto ao planejamento, organização e controle de seus negócios.

Para maiores informações sobre a empresa de Consultoria SISTEMA: [email protected] ou através do Cel: (85) 9984-2920.

O SINDCALF REALIZA O 12º FORUM DE DESIGN E TECNOLOGIA DE CALÇADOS E ACESSORIOS

O evento promovido pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), reuniu no total 321 participantes que assistiram as palestras do estilista Walter Rodrigues e do consultor Luis Augusto Amaro.

Durante a abertura do Fórum o Presidente do SINDCALF ressaltou a importância desse evento para os
empresários, profissionais de moda e estudantes de estilismo da capital Cearense.

Walter Rodrigues abriu o Fórum na capital cearense com a palestra “Transformando Inspirações em Produtos”.

O estilista que também é coordenador do Núcleo e do Fórum de Design, apresentou as características da 12ª edição do evento. “Escolhemos nomes de estilistas que são relevantes no cenário atual nacional, cujos os universos evocam, cada um a sua maneira, a busca da identidade brasileira”. Walter destacou os temas do Fórum, “Nostalgia, Experimentação, Construção e Realidade, faz com que retome-se princípios de Românticos, Simbolistas, Arquitetos e Filósofos: Ronaldo Fraga, Lino Villaventura, Maria Bonita por Danielle Jensen e Osklen por Oskar Metsavah. Juntos, estes estilistas se completam e se equilibram representando o conjunto dessas idéias”, mencionou.

Para o empresário da Kind Calçados, Homero Silveira, o Fórum é uma excelente oportunidade para as empresas. “O evento é muito bom, esse é o caminho e a oportunidade para micro e pequenas empresas”. Silveira também salientou o Fórum como experiência para a formação dos estudantes. “É interessante propiciar aos formandos em design, novos horizontes, dando oportunidade de contato com novos materiais”, ressaltou. A Kind Calçados emprega 30 funcionários com uma produção de 250 pares/dia de calçados com sola em PU e cabedal em couro.

Workshop

Nesta quarta-feira (14/3), Fortaleza recebeu o workshop de criação, umas das novidades desta 12ª edição do Fórum, que reuniu profissionais que atuam na área de projeto e desenvolvimento de produto e artesanatos. O workshop tem por objetivo consolidar o design autoral como estratégia de inovação e competitividade no setor de componentes de calçados e acessórios. Esta estratégia procura também adequar produtos às necessidades do mercado a partir de informações consistentes sobre tendências de moda, comportamento, análise de público-alvo e diagnóstico empresarial, possibilitando a abertura de novos mercados às empresas do setor e valorizando o Produto Brasil.

VISITA A 31ª FIMEC

Os representantes das empresas Courocel, Fortplast, Kind, Palmiflex, Recamonde e Special Bags, associadas do Sindcalf, participaram de uma visita técnica a FIMEC, Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes, que aconteceu em Novo Hamburgo /RS, no período de 17 a 20 de abril de 2007, além da visita a feira o SINDCALF levou os representantes para conhecerem a vinícola Miolo seguido de um jantar de confraternização na Osteria Mamma Miolo, dia 19 de abril de 2007.

EMPRESAS IMPLANTAM D´OLHO NA QUALIDADE

O SINDCALF em parceria com as empresas: Courocel, Fortplast, Recamonde e Kind estão realizando treinamento D’olho na Qualidade (conhecido como 5s). O programa tem como objetivo mudar os hábitos de vida e da organização, utilizando uma metodologia para preparar o ambiente, numa rotina diária mais saudável, com menos desperdício, mais organizada, mais limpa, mais transparente e com disciplina, necessária para o dia-a-dia pessoal e profissional.

Além dos funcionários, também estão participando do treinamento os empresários, a fim de implementá-lo na organização, trazendo um novo hábito para o desenvolvimento do trabalho diário das pessoas, melhorando o bem-estar físico, mental e social de todos.

A metodologia utilizada para implementação doD’OLHO NA QUALIDADE nas empresas é aquela voltada para formação de Multiplicadores do Programa, os quais irão repassar a filosofia do 5 s para os demais funcionários durante a implantação do D’OLHO, com a prática dos cinco sensos no dia-a-dia. O treinamento está sendo ministrado pelo Sr. Demétrio de Castro, consultor do Sebrae-Ce.

X FETECC

O SINDCALF juntamente com as empresas associadas: Courocel, Dicouro, Fortplast, Kind e Recamonde , comemorou junto com o Sindindútria a décima edição da Fetecc.

X Fetecc – Feira de Tecnologia e Calçados do Ceará, aconteceu no período de 15 a 17 de agosto de 2007, em Juazeiro do Norte. Sob o tema “10 anos transformando tecnologia em moda”, a exposição promoveu a interação de fornecedores, fabricantes e compradores, lançando as novas tendências e inovações tecnológicas no mercado calçadista.

MISSÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL PROMOVIDA PELO SINDICATO DA INDUSTRIA DE CALÇADOS DE FORTALEZA

A Missão Empresarial Internacional, foi um projeto discutido e trabalhado, com planejamento que realizamos nos últimos dois anos; entre a Diretoria do Sindcalf e seus associados, os recursos financeiros para esta importante Missão foi um grande esforço de cada associado com o apoio do Sindcalf.
A comitiva foi composta por empresários associados do Sindcalf, senhores: Alberto Castro – Courocel, Ribamar Cardoso e Alfredo Cardoso -Fortplast, Francibel Pinheiro -Dicouro, Homero Guedes – Kind, Tarcísio Flores – Lico Nordeste, Raimundo Recamonde e Maurício Recamonde – Recamonde Artefatos de Couro, Jaime Bellicanta – Luna Ind. de Calçados e Acessórios e Maria Regina Caetano – coordenação e logística da missão SINDCALF, que representam pequenas e micro empresas do setor calçadista de Fortaleza.

Aconteceu no período de 13 a 24 de setembro de 2007, nas três principais feiras internacionais do setor: GDS (Dusseldorf – Alemanha) 14 a 16/setembro, Le Cuir a Paris – (Paris – França) 18 a 21/setembro e Micam – ( Milão- Itália) 20 a 23/setembro. Onde o objetivo foi ampliar os horizontes, buscando tecnologia e design de outros países.
A missão superou as expectativa de todos os empresários, notadamente pelas experiências profissionais, novas idéias e contatos que foram mantidos. Todos garantem que a experiência foi positiva e rentável. Aqueles que não conseguiram estabelecer parcerias ou contatos estão voltando com sugestões e idéias novas para incrementar o seu negócio.

Materiais de pesquisa como catálogos e revistas de moda voltadas para calçados e componentes, foram adquiridos pelo Sindcalf, onde ficará exposto no acervo da entidade juntamente com varias outras fontes de pesquisas a disposição dos interessados.
Além do vasto conhecimento que a missão proporcionou, a aproximação entre os integrantes do grupo resultou em algumas parcerias e proporcionou novos contatos.

13º FORUM DE DESIGN E TECNOLOGIA DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS

O evento aconteceu no dia 15 de outubro de 2007, na FIEC, com o apoio do Sebrae-CE e do Sindcalf. A abertura do evento foi realizada pela Srta. Mabel Rittel, representante da Assintecal e pelo diretor do Sindcalf, Sr. Emilio de Morais Neto.
Inspirações de Design e tecnologia foram apresentados aos empresário, profissionais e estudante de moda de Fortaleza.

Depois de reviver a Bossa Nova, os Anos 50 e o início da celebração do “jeito de ser” brasileiro, o Fórum apresenta agora a influência dos Anos 60 e o estilo Tropicália.
A Tropicália, de acordo com a pesquisa de moda do 13º Fórum, impulsiona o surgimento de um novo sentido à inspiração e ao desenvolvimento de calçados e acessórios, absorvendo as contradições dos trópicos e misturando o artesanal e o folclórico às novas tecnologias aplicadas no produto.
Com este olhar inovador e brasileiro, a pesquisa de moda foi desenvolvida a partir da observação do trabalho de quatro designers nacionais: Glória Coelho, Reinaldo Lourenço, Érika Ikezili e Renato Kherlakian para Zoomp – nomes que representam diferentes tipos de consumidores, simbolizando o mercado em geral.
Pelas características de cada estilista pesquisado, os temas de inspiração do 13º Fórum são Multiplicidade, Subversão, Transformação e Atemporal, todos apresentados pela palestrante Ilana Azeneth – consultora de moda do Núcleo de Design da Assintecal.

O Fórum é promovido pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), e conta com o apoio da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), Fenac, Transduarte, CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) e AICSul (Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul). O patrocínio é de Rhodia (master), Amazon Life, Coan, Crespi, Endutex Brasil e Sappi.