Eventos 2010

Fórum de Inspirações para Couro, Calçados e Artefatos - Verão 2011

O lançamento do Fórum de Inspirações para Couro, Calçados e Artefatos Verão 2011,aconteceu no último dia 24 de fevereiro de 2010, em Fortaleza. O estilista e coordenador do núcleo de design da Assintecal, Walter Rodrigues, antecipou aos empresário e profissionais de moda, com exclusividade, os conceitos da moda do Verão 2011.

Realizado pela Assintecal by Brasil, o projeto conta com apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Apex-Brasil, em Fortaleza o evento teve o apoio do SINDCALF.

Nesta pesquisa, a valorização do "Made in Brazil" é um dos pontos altos retratados. Segundo o estilista, o selo atesta e valida o know how dos produtos nacionais - design e origem - e garante espaço para competir em igualdade com modelos italianos e franceses: "Somos um povo resultante de diversas culturas e múltiplas influências, nosso valor e essência estão ligados à pluralidade. Assim, o nosso made in Brazil deve refletir nosso espírito de ser brasileiro. Deve reinventar os conceitos e não copiar", acrescenta Walter Rodrigues. De acordo com o estilista, o verão 2011 irá trazer as misturas indefinidas de estilos, cores, calor, que molda o jeito de ser brasileiro - plural e multifacetado.

FRANCAL 2010 – 42ª Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios
Data: 5 a 8 de julho de 2010

Com mais esta edição, a FRANCAL comprovou sua importância para incrementar os negócios da indústria coureiro-calçadista, já que apresentou as coleções da estação mais vendedora do setor, a primavera-verão, responsável por até oito meses de vendas no varejo.

O estande coletivo do Estado do Ceará na Francal foi uma iniciativa conjunta do Governo do Estado do Ceará, SEBRAE –CE e FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, propiciando às micro e pequenas empresas do segmento a oportunidade de acesso a mercado e de agregação de valor aos seus produtos, se alinhando com o que de melhor o setor apresenta em termos de tecnologia de ponta e tendências de moda.

O estande coletivo do Estado do Ceará ocupou uma área de 263 m2, composto por empresas de Fortaleza e Juazeiro do Norte.

Lançamento Fórum de Inspirações para Calçados e Artefatos - Inverno 2011

Mais de 250 pessoas participaram na última terça-feira (24/08) do Fórum de Inspirações para Couro, Calçados e Artefatos Inverno 2011 no pólo calçadista de Fortaleza (CE). O evento reuniu empresas fornecedoras de componentes, calçadistas, parceiros e apoiadores interessados em conhecer as inovações em materiais desenvolvidas para a próxima estação fria.

O diretor do Sindicato da Indústria de Calçados de Fortaleza (Sindcalf), Emílio Moraes, foi o primeiro a dar as boas vindas ao público. Em seguida, foi a vez do estilista e coordenador do núcleo de Design da Assintecal by Brasil, Walter Rodrigues, apresentar os conceitos que irão reger a moda Inverno 2011. Também foram disponibilizados com exclusividade para os visitantes a cartela de cores e o catálogo com a pesquisa de conceitos.

A edição Inverno 2011 do Fórum de Inspirações encerrou em Fortaleza após percorrer importantes pólos calçadistas, com o propósito de difundir os conceitos sobre moda, design e tecnologia a cadeia coureiro-calçadista.

O Fórum de Inspirações é uma realização da Assintecal by Brasil - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, em parceria com o SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos e ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. O patrocínio oficial é do Grupo Artecola. As empresas Amazonas, Cipatex, Sintex, Dinaco, Sappi Warren e Swarovski Elements patrocinam o evento. A ação tem o apoio da ABEST - Associação Brasileira de Estilistas, Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, ABQTIC - Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro, AICSul - Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul, CICB - Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil e Fenac.

Posse Diretoria
Gestão 2010/2014

Tomou posse, no dia 19 de outubro de 2010, diretoria do SINDCALF eleita para a Gestão 2010/2014. A posse aconteceu durante a reunião ordinária de associados e diretores, na ocasião, os empresários eleitos assinaram o termo de posse e seguiram para um jantar comemorativo.

Pré–lançamento do Fórum de Inspirações Verão 2012

No dia 11 de novembro, a consultora de moda do Núcleo de Design da Assintecal Tatiana Ritzel antecipou para empresários e profissionais do setor calçadista de Fortaleza (CE) as informações da pesquisa do Fórum de Inspirações - Verão 2012.

Foi disponibilizado um link para download da cartela de cores com informações de comportamento, moda e design para o Verão 2012. Todas essas informações servirão de apoio às empresas no desenvolvimento de novos materiais e protótipos que serão apresentados em fevereiro, durante o Salão Inspiramais.

MISSÃO EMPRESARIAL À CHINA

Dezessete empresários da indústria de calçados embarcam no dia 23/10/2010 para a China sob a liderança do Sindindústria (Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e Região) em parceria com o Sindcalf (Sindicato das Indústrias de Calçados de Fortaleza) e o apoio do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC. A missão visitou Dubai (nos Emirados Árabes), Hong Kong, Dangguan, Guangzhou e Taipe (China). O grupo retornou no dia 6 de novembro.

Além de participar de três feiras para conhecer as novidades em máquinas e insumos para a produção de calçados e acessórios - Shoetec e China Shoes, ambas na cidade de Dongguan, e Canton Fair, em Guangzhou -, os industriais foram à Taiwan, onde participaram de visitas técnicas a fábricas de calçados e rodadas de negócios com empresários asiáticos.

Continuar...