Muitas marcas de calçado e produtores estão usando o Insta para se comunicar com seus consumidores e vender diretamente seus produtos, sem intermediários. Como consequência, os lucros tendem a ser maiores.
Uma das principais dores de cabeça de qualquer criador era decidir onde vender seus produtos. Lojas grandes ou pequenas? Online, offline ou os dois? Em quais países? Todas as opções possuem vantagens e desvantagens.
O número de lojas vendendo através do Instragram está aumentando. De fato isso é cada vez mais comum nos pequenos negócios. É muito fácil encontrar fabricantes independentes vendendo seus calçados diretamente aos consumidores usando Instagram (mesmo não possuindo um site ou e-commerce!)
Por que o Instagram é tão popular?
Com mais de 700 milhões de usuários, fazem do Instagram a rede social mais usada. Por que? Principalmente, por ser bastante visual. Os usuários se comunicam através de fotos e vídeos, o que o tornafácil de consumir conteúdo, além de ser divertido.
Percebendo isso, as marcas começaram a investir e se adaptar a isso. Enquanto grandes marcas usam isso para se posicionar e engajar os consumidores, pequenas marcas estão descobrindo que a rede social pode ser uma ferramenta para vender seus produtos.
Pequenas empresas e MEIs preceberam que criar um perfil no Insta, recheado de imagens e, principalmetnte, fotos de seus produtos, era o caminho ideal para se conectarem com seus consumidores. Além disso, eles conseguem identificar cada produto usado marcando hashtags “#”.
Por exemplo, muitos artistas estão vendendo calçados no Brasil através do Intagram usando a hashtag “#Sapatoporencomenda”. Os usuários do Instagram conseguem identificar facilmente estes artístas através desta hashtag, para, então, entrar em contato por mensagem com a marca pedindo informações como modelo, tamanho, cor, entre outras.
Algumas dicas para as marcas de calçados venderem através do Instagram:
O Instagram é, definitivamente, uma revolução na maneira de como produtores de calçados podem alcançar seus consumidores. Isso oferece aos jovens designers e outros contribuintes, não apenas a possibilidade de vender seus produtos, mas vendê-los com maior margem, desde que os fabricantes não dependam de intermediários.
Tradução: Assintecal
Fonte: http://www.assintecal.org.br/noticia/instagram-o-novo-marketplace-para-calcados