O SINDCALF REALIZA O 12º FORUM DE DESIGN E TECNOLOGIA DE CALÇADOS E ACESSORIOS

O evento promovido pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), reuniu no total 321 participantes que assistiram as palestras do estilista Walter Rodrigues e do consultor Luis Augusto Amaro.

Durante a abertura do Fórum o Presidente do SINDCALF ressaltou a importância desse evento para os
empresários, profissionais de moda e estudantes de estilismo da capital Cearense.

Walter Rodrigues abriu o Fórum na capital cearense com a palestra “Transformando Inspirações em Produtos”.

O estilista que também é coordenador do Núcleo e do Fórum de Design, apresentou as características da 12ª edição do evento. “Escolhemos nomes de estilistas que são relevantes no cenário atual nacional, cujos os universos evocam, cada um a sua maneira, a busca da identidade brasileira”. Walter destacou os temas do Fórum, “Nostalgia, Experimentação, Construção e Realidade, faz com que retome-se princípios de Românticos, Simbolistas, Arquitetos e Filósofos: Ronaldo Fraga, Lino Villaventura, Maria Bonita por Danielle Jensen e Osklen por Oskar Metsavah. Juntos, estes estilistas se completam e se equilibram representando o conjunto dessas idéias”, mencionou.

Para o empresário da Kind Calçados, Homero Silveira, o Fórum é uma excelente oportunidade para as empresas. “O evento é muito bom, esse é o caminho e a oportunidade para micro e pequenas empresas”. Silveira também salientou o Fórum como experiência para a formação dos estudantes. “É interessante propiciar aos formandos em design, novos horizontes, dando oportunidade de contato com novos materiais”, ressaltou. A Kind Calçados emprega 30 funcionários com uma produção de 250 pares/dia de calçados com sola em PU e cabedal em couro.

Workshop

Nesta quarta-feira (14/3), Fortaleza recebeu o workshop de criação, umas das novidades desta 12ª edição do Fórum, que reuniu profissionais que atuam na área de projeto e desenvolvimento de produto e artesanatos. O workshop tem por objetivo consolidar o design autoral como estratégia de inovação e competitividade no setor de componentes de calçados e acessórios. Esta estratégia procura também adequar produtos às necessidades do mercado a partir de informações consistentes sobre tendências de moda, comportamento, análise de público-alvo e diagnóstico empresarial, possibilitando a abertura de novos mercados às empresas do setor e valorizando o Produto Brasil.