O Sindcalf atualmente é uma referência para o setor calçadista em Fortaleza. Fundado em 1944, vem desenvolvendo um trabalho efetivo para a melhoria e o crescimento das indústrias de calçados em nossa capital.
Fundado na Capital, em 29 de novembro de 1942 foi criada a Associação Profissional das Indústrias de calçados de Fortaleza, tendo como Presidente o Sr. Leodolfho Dantas Barcellar.
No dia 20 de Dezembro de 1942, foi realizado Assembléia para deliberar o pedido de reconhecimento da entidade como Sindicato representativo da categoria. Sendo reconhecido pelo Ministério do Trabalho como Sindicato da Indústria de Calçados de Fortaleza no dia 14 de Julho de 1944.
No dia 19 de Novembro de 1944, foi realizada Assembléia a fim de eleger os membros e suplentes da Diretoria e do Conselho Fiscal para o primeiro período administrativo após o reconhecimento como sindicato representativo da categoria, sendo eleito o Sr. Leodolfho Dantas Barcellar Presidente do novo Sindicato.
No dia 22 de abril de 1945 renúncia de toda diretoria e feito por aclamação a escolha da nova diretoria, tendo como presidente o Sr. Francisco Pinto Ferreira Gomes.
No dia 15 de março de 1950 – Realizado assembléia para que a entidade se manifeste sobre a fundação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, e eleger dois representantes da categoria para integrar o conselho de representantes da Federação. Os eleitos foram os Srs. Francisco Pinto Ferreira Gomes e o Sr. Francisco Ferreira Gomes.
No dia 07 de março de 1953 – Realizado assembléia para composição da lista tríplice da comissão do salário mínimo tendo como presidente do Sindicato o Sr. Edmilson Quinderé.
No dia 29 de março de 1954 – Realizado assembléia para discutir e votar o relatório e balanço de contas do exercício anterior, tendo como novo presidente o Sr. Carlos César Mendonça de Oliveira.
No dia 30 de março de 1955 – Realizado assembléia para discutir e votar o relatório e balanço de contas do exercício anterior, tendo como novo presidente o Sr. Expedito Pereira de Oliveira.
No dia 25 de agosto de 1956 – Realizado assembléia de posse da nova diretoria para o triênio 56/58, tendo como presidente o Sr. Carlos Meireles Passos.
No dia 25 de agosto de 1958 – Realizado assembléia de posse da nova diretoria para o triênio 58/60, tendo como presidente o Sr. Carlos Meireles Passos.
No dia 22 de março de 1961 – Realizado assembléia para discutir e decidir sobre o relatório, balanço de contas do exercício anterior, tendo como novo presidente para o triênio 60/62 o Sr. Esaú de Sousa Teixeira.
No ano de 1962 assume a Presidência o Sr. Edgar Alves Damasceno, permanecendo na presidência até o ano de 1981.
No ano de 1981 assume a Presidência o Sr. Ignácio Collares Capelo, permanecendo na presidência até o ano de 1983.
No ano de 1983 assume a Presidência o Sr. Cipriano Collares Capelo, permanecendo na presidência até o ano de 1989.
No ano de 1989 assume a Presidência o Sr. José Nilo Andrade Albuquerque, permanecendo na presidência até o ano de 1992.
No ano de 1992 assume a Presidência o Sr. Edmar Vieira Filho, permanecendo na presidência até o ano de 1993.
No ano de 1993 assume a Presidência o Sr. Emanoel Gois Santiago, permanecendo na presidência até o ano de 1995.
No ano de 1995 assume a Presidência o Sr. Edailson Nobre de Lima, permanecendo na presidência até o ano de 1999.
No ano de 1999 assume a Presidência o Sr. Jaime Bellicanta juntamente com a sua diretoria, tendo início então uma nova página na história do Sindicato da Indústria de calçados de Fortaleza, identificado com os anseios da categoria e os desafios do mundo do trabalho, muitas conquistas foram alcançadas desde então, o Sindcalf vem aprimorando sua capacidade, direcionando esforços para uma melhor colocação do setor e contando com uma infra-estrutura para melhor atender aos seus associados. Com sua sede na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o Sindcalf trabalha de maneira a aproximar a entidade dos empresários da categoria e assim conhecendo a realidade do setor. Com as ações que esta diretoria vem desenvolvendo o seu número de associado está numa crescente, conferindo representatividade e respeito ao Sindicato.